O site Top500.org atualizou a lista com os maiores supercomputadores do mundo, máquinas capazes de processar trilhões de comandos ao mesmo tempo – algo praticamente impossível de ser imaginado. Entre os cinco primeiros supercomputadores, encontramos dois deles nos Estados Unidos, um na Alemanha, outro na Suécia e outro na Índia.
Os supercomputadores estão ranqueados pelo número de processadores e de teraflops. Flops, em computação, é um acrônimo que significa Floating point Operations Per Second que, em português, quer dizer operações de ponto flutuante por segundo. Isto é usado para determinar o desempenho de um computador, especificamente no campo de cálculos científicos, que fazem grande uso de cálculos com ponto flutuante; similar a instruções por segundo. 1 Teraflop equivale a 10¹² flops.
1 – Lawrence Livermore DOE Blue Gene
2 – Julich Supercomputing Center Blue Gene
Este outro Blue Gene, também da IBM, se encontra na Alemanha. Ele conta com 65 mil processadores e suporta 167 teraflops.
3 – New Mexico Computing Applications Center
Utilizado para gerenciar o suprimento de água de uma das áreas menos populosas do planeta, este supercomputador é uma boa desculpa para teorias da conspiração. Mas o fato dele custar menos que uma casa normal norte-americana é surpreendente. Suporta até 172 teraflops e possui servidores SGI ICE Blade.4 – TATA CRL Lab HP Cluster
Esta máquina da HP, recém encomendada, coloca a Índia entre os cinco maiores supercomputadores do mundo. Ele conta com 14 mil processadores e um sistema HP 3000 Blade.
5 – HP Bladeserver Cluster do Exército Sueco
Este é o supercomputador mais “secreto” de todos, pois são poucos os dados conhecidos desta máquina. No entanto, segundo informações do próprio exército sueco, este supercomputador será um HP BladeSystem com 14 mil processadores e que suportará 103 teraflops.
Fonte
Nenhum comentário:
Postar um comentário